07 dicas de cuidados com o idoso no inverno

Olá, tudo bem?

O inverno chegou e os cuidados com os idosos devem aumentar nesta época, isso porque com a queda da temperatura a imunidade costuma diminuir, facilitando o aparecimento de diversas doenças.

Dentre as principais estão: hipotermia, gripe, pneumonia e dores crônicas. Mas, existem formas de garantir mais conforto e proteção, mesmo nos climas frios. Neste artigo separamos 7 dicas que reduzem os impactos do inverno na saúde dos idosos.

1 – Escolha as roupas com atenção

Opte por roupas mais quentes como agasalhos de tecidos que bloqueiem o vento. Em ambientes ao ar livre, o ideal é que a pele do idoso seja protegida com acessórios como: bonés, toucas ou mantas. Quando for descansar use cobertores que retenham o calor, pois a temperatura do corpo diminui durante o sono.

2 – Alimentação

Para quem gosta, as sopas são ótimas opções. Elas podem ser feitas com mandioquinha, abóbora, batata e muitos outros legumes. Bebidas quentes como chás, chocolates e cafés, para quem não tem nenhuma restrição, também são alternativas para esquentar o corpo no frio.

3 – Hora do banho

Na hora que o idoso for tomar banho, o ideal é sempre se lembrar de fechar as janelas. Bloquear a circulação de vento frio ajuda a manter a temperatura do corpo e evita resfriados. Além disso, a ducha deve ser rápida e em temperatura amena, para não desidratar a pele.

4 – Use cremes ou hidratantes

Os cuidados com a pele não devem ser adotados somente no verão. Principalmente no inverno, a pele deve ser bem cuidada para evitar o ressecamento. O recomendável é usar loções e cremes hidratantes para evitar o aspecto seco e possíveis doenças dermatológicas, mas antes do uso de quaisquer produtos, um dermatologista deve ser consultado.

5 – Vacina da gripe

Os idosos estão no grupo prioritário de vacinação da gripe, que hoje é considerada a forma mais efetiva de prevenir a doença e suas complicações. A vacina deve ser tomada anualmente, pois os vírus, geralmente, sofrem mutações, exigindo que a vacinação se adeque para garantir a eficácia da imunização. O ideal é checar se essa e outras vacinas estão em dia no Calendário Vacinal do Idoso.

6 – Exercícios físicos

No frio, costumamos ter mais preguiça e menos disposição para nos exercitar. Mas, é essencial mantermos os hábitos saudáveis, inclusive na terceira idade. Lembre-se que antes de fazer qualquer exercício, é essencial realizar o alongamento.

7 – Tome sol

Ainda bem que estamos no Brasil e, mesmo no inverno, o sol ainda dá o ar da sua graça. Banhos de sol são essenciais para que o corpo mantenha a produção de Vitamina D. Não deixe de consumir a Vitamina C que está presente em alimentos como peixes, gema de ovos, fígado e cogumelos. Há também a alternativa por meio da suplementação em cápsulas ou gotas, mas que deve ser prescrita por um médico.

Se mesmo após todos esses cuidados, o idoso apresentar sintomas da gripe, calafrios ou dificuldade para respirar, é recomendável procurar ajuda médica para cuidados adicionais.

Referências

https://sbgg.org.br/11-dicas-para-cuidar-da-saude-do-idoso-no-frio/

https://www.amafresp.org.br/noticias/dicas-para-cuidar-da-saude-do-idoso-no-inverno/

O SBA Residencial, que faz parte de uma instituição com mais de 150 anos de tradição, pensou em todos os detalhes para que cada morador se sinta acolhido e desfrute ao máximo da sua moradia e do carinho que dedicamos a ele.

www.sbaresidencial.org.br

Print Friendly, PDF & Email